pílula do dia seguinte


O que é a pílula do dia seguinte e contracepção de emergência?

A contracepção de emergência, da qual a popularmente conhecida pílula do dia seguinte é o método mais conhecido, é usada para evitar que a mulher fique grávida após ter relação sexual sem usar nenhum método de contracepção. Usa-se a contracepção de emergência quando:
* Teve relação sexual sem usar nenhum método de contracepção.
* Foi forçada a ter relação sexual.
* O preservativo rompeu-se.
* O homem não interrompeu o coito antes de ejacular.
* Você esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional por dois dias seguidos.

A contracepção de emergência não deve ser usada como método de contracepção regular. Outros métodos de contracepção são muitos melhores para evitar a gravidez.

Quais são os tipos de contracepção de emergência?

Há dois tipos de contracepção de emergência:
* Pílulas de contracepção de emergência, popularmente conhecidas como pílula do dia seguinte.
* Dispositivos intra-uterinos (DIUs)

A pílula do dia seguinte contém altas doses dos mesmos hormônios encontrados em algumas marcas de pílulas anticoncepcionais regulares. Se a mulher estiver amaentando ou não possa tomar estrogênio, ela deve usar pílula do dia seguinte que contenha apenas progestina. Deve-se utilizar a pílula do dia seguinte o mais cedo possível depois da relação sexual para maior eficácia, porém ela pode ser tomada até 5 dias depois.

O outro tipo de contracepção de emergência é o DIU, o qual é um plástico em forma de T colocada dentro do útero por um médico até 5 dias depois da relação sexual. O DIU funciona ao evitar que o espermatozóide encontre o ovo ou ao impedir que o ovo se fixe no útero. O médico pode remover o DIU depois do próximo período mentrual, ou pode deixá-lo por até 10 anos como forma de anticoncepção regular.

Por que a pílula de contracepção de emergência é chamada de pílula do dia seguinte?

A pílula de contracepção de emergência recebeu a denominação popular de pílula do dia seguinte, a qual não é correta porque nunca toma-se apenas uma pílula e não é preciso usar no dia seguinte.

Se a mulher ficar grávida mesmo depois de tomar a pílula do dia seguinte, isso pode ocasionar algum defeito no bebê?

Não. Estudos têm mostrado que mulheres que não sabiam que estavam grávidas e continuaram tomando pílula anticoncepcional, a qual geralmente tem os mesmos hormônios da pílula do dia seguinte, não tiveram maior risco de ter problemas com o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário