Banho do bebê

  1. O quarto deve estar aquecido (24 a 25º).

  2. Prepare antecipadamente tudo o que vai necessitar: o sabonete do bebé, a toalha, as fraldas, as roupinhas limpas etc. numa posição prática para si, pois você estará apenas com uma mão disponível.

  3. Encha a banheira colocando primeiro a água fria e só depois a quente. A água da banheira não deve exceder os 10 cm de profundidade. A água deve estar confortavelmente morna, por volta de 37º C. Você pode usar um termómetro de água, o seu cotovelo, ou a parte interna do pulso para verificar a temperatura da água.

  4. Comece a tirar a roupa ao bebé.

  1. Ainda fora da banheira, segure o bebé passando o seu braço esquerdo pelas costas do bebé de modo a que a sua mão esquerda se prenda firmemente em baixo do bracinho esquerdo do bebé. Deste modo, a cabecinha do bebé fica inteiramente apoiada no seu antebraço e o bebé sente-se seguro. Com a sua mão livre, segure as pernas e o rabinho. Assim, o bebé estará pronto para entrar na banheira.

  2. Mergulhe-o delicadamente na água e com a sua mão direita você poderá banhá-lo com facilidade.

  3. Comece o banho pela cara e pela cabeça. Ensaboe a cabeça e cuidadosamente retire o sabão. Cuidado para não deixar escorrer água com sabão nos olhos.

  4. Retire um pouco o corpo do bebé acima da água e ensaboe. Redobre os cuidados, porque depois de ensaboada a pele fica mais escorregadia.

  1. Para lavar as costas, mude o bebé para o braço direito de modo que ele fique bruços no seu pulso direito, e com a sua mão direita a segure o bebé na axila esquerda.

  2. Ao tirá-lo banheira, envolva-o muito bem numa toalha seca. Enxugue-o delicadamente, dando atenção especial às dobrinhas da pele. Seque bem o pescoço, axilas, virilhas e entre os dedinhos.

  3. Aplique óleo de amêndoas doces no corpo todo para lubrificar a pele, excepto nas mãos e nos olhos.

  4. Vista-o novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário